Aprenda a estacionar na forma correta quando a vaga é diagonal | aRede
PUBLICIDADE

Aprenda a estacionar na forma correta quando a vaga é diagonal

Esse tipo de vagas possibilita que as pessoas estacionem melhor e mais rapidamente. O uso do volante é menor e o motorista se estressa menos

Como existem diferentes modelos e tamanhos de veículos, há um cuidado especial na hora de estacionar.
Como existem diferentes modelos e tamanhos de veículos, há um cuidado especial na hora de estacionar. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Esse tipo de vagas possibilita que as pessoas estacionem melhor e mais rapidamente. O uso do volante é menor e o motorista se estressa menos

Com certeza, para poder tirar a sua carteira de motorista, você teve que praticar por diversas vezes como estacionar o seu carro Peugeot ou um veículo de qualquer outra marca. Mas geralmente as aulas para tirar a carteira ensinam como estacionar em uma vaga ‘normal’, reta, entre dois carros. Mas é importante saber como estacionar em outro tipo de vagas, por exemplo, as diagonais.

Esse tipo de vagas possibilita que as pessoas estacionem melhor e mais rapidamente. O uso do volante é menor e o motorista se estressa menos! Muitas garagens em prédios possuem esse tipo de vagas, para facilitar o estacionamento aos moradores com carros Peugeot, Fiat, Chevrolet ou qualquer outro tipo de marca. Como existem diferentes modelos e tamanhos de veículos, há um cuidado especial na hora de estacionar.

Nas cidades que possuem muito trânsito é comum encontrar vagas na diagonal, porque além de facilitar o estacionamento, permite um maior número de carros estacionados e a facilidade de entrada e saída rápida, evitando complicar ainda mais um trânsito que já é complicado. Um carro Peugeot, por exemplo, independentemente do modelo, pode facilmente entrar em uma vaga diagonal. Basta com saber que manobras fazer para ter sucesso na empreitada.

Como entrar em uma vaga diagonal?

Como já foi dito, não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, é simples, se prestar atenção às seguintes regras básicas:

Onde o trânsito é intenso, com certeza você encontrará vagas diagonais, pois é necessário que nesses lugares, o fluxo dos veículos entrando e saindo das vagas seja rápido. Portanto, se você estiver rodando em uma região com muito trânsito, em um bairro comercial ou precisar estacionar em um prédio específico de estacionamento, procure em primeiro lugar uma vaga.

Ligue a seta para avisar que você pretende estacionar e preste atenção no movimento ao seu redor. Desse modo, você evitará qualquer tipo de acidente e que outro carro tente entrar na vaga que você encontrou.

Comece a entrar na vaga bem devagar e com muito cuidado. Comece a girar o volante para a vaga quando os espelhos retrovisores estiverem no mesmo nível da linha do lado mais próximo de você. Diante de qualquer dúvida, é melhor ir devagar para evitar bater ou sair do espaço marcado.

Para finalizar a ação, mantenha o volante virado até que o carro fique alinhado com os outros carros ao lado. Pare ao alcançar a parede, carro ou linha que estiver na frente.

Agora você deve colocar a marcha do seu novo Peugeot –ou o carro que estiver estacionando– na posição P ou ponto morto, pressionando o freio. Se estiver em uma vaga com declive, acione o freio de mão.

Como sair de uma vaga diagonal?

A atenção é fundamental sempre, tanto na entrada quanto na saída. É a mesma atenção que você coloca quando procura ofertas Peugeot, por exemplo. Portanto:

Coloque a marcha ré, mas tendo soltado antes o freio de mão para poder iniciar a manobra.

Preste atenção ao seu redor, mesmo sendo difícil conseguir visualizar bem o trânsito por estar estacionado diagonalmente. É justamente por esse motivo que você deverá sair bem devagar e sem tirar os olhos dos carros que estão circulando ao seu redor. Não saia da vaga se não tiver certeza de ter o caminho livre.

Saia da vaga bem devagar e não comece a girar o volante ainda porque corre o risco de bater os carros por perto. Continue controlando o trânsito que possa estar vindo do lado oposto. Se algum carro se aproximar, pare, porque ele tem a prioridade.

Quando a metade do veículo estiver fora da vaga, vire suavemente, ou seja, faça a mesma manobra que fez ao início, quando entrou na vaga, mais ao contrário. Sempre devagar e em ângulo aberto. Vá de marcha ré, colocando o carro na rua, apontando para a frente.

Antes de colocar a primeira marcha para poder ir embora do estacionamento, preste muita atenção nas outras vagas, porque pode haver outro veículo também querendo sair, como foi o seu caso. Desse modo, você estará evitando qualquer batida ou problema por falta de atenção.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right